quarta-feira, 2 de maio de 2012

os conceitos


            Para que possamos compreender a importância do desenvolvimento de produtos social e ambientalmente responsáveis é necessário esclarecer o conceito das palavras "Sustentável" e "Socio-ambiental".
            Sustentável, segundo o dicionário Silveira Bueno significa "aquele que pode sustentar-se, manter-se, equilibrar-se, alimentar-se, nutrir-se, conservar-se". Indo ao encontro deste conceito, durante discussões, concluímos que sustentável se refere, no âmbito da disciplina, a um sistema, que pode ser entendido como todo o ciclo de desenvolvimento, produção, uso, descarte e reaproveitamento de um objeto. O processo de um ciclo sustentável é intimamente ligado ao impacto por ele causado, tanto no ambiente, como na vida das pessoas envolvidas em sua produção. São pontos relevantes deste sistema o ambiente - enquanto meio em que vivemos -, a economia - enquanto desenvolvimento criativo, financeiro e pessoal -, a equidade entre as diversas partes deste processo e a educação, que se mostra cada vez mais indispensável à disseminação desta nova forma de se pensar e conceber produtos.
            O sustentável é aquele processo que se conserva justo por não prejudicar nenhuma de suas partes componentes, que no caso, são a sociedade e o meio-ambiente. Hipoteticamente, um produto sustentável seria aquele feito de matéria prima infindável - como o lixo - com uma produção limpa e um retorno econômico justo ao produtor, e que, no fim da sua vida útil, retornasse ao seu estado inicial, permitindo a continuidade do processo.
            O conceito "Socio-ambiental", segundo as fontes pesquisadas, sugere atenção a atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade. Surgido após as primeiras conferências sobre gerenciamento ambiental, a palavra passou a ser usada quando várias empresas começaram a se preocupar com o impacto por elas causado ao meio-ambiente e à sociedade. Após a inclusão dessa discussão no circuito empresarial, foram fundamentados parâmetros para se alterar as decisões e estratégias das empresas:

  • Bom relacionamento com a comunidade;
  • Bom relacionamento com os organismos ambientais;
  • Estabelecimento de uma política ambiental;
  • Eficiente sistema de gestão ambiental;
  • Uso de tecnologia limpa;
  • Elevados investimentos em proteção ambiental;
  • Definição de um compromisso ambiental;
  • Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;
  • A questão ambiental como valor do negócio;
  • Atuação ambiental com base na agenda 21 local;
  • Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios vizinhos.


            O termo passou a ser fortemente difundido no âmbito empresarial, o que o tornou amplamente conhecido também pela sociedade. Devido a essa propagação do conceito, criou-se a cultura de promover a integração do social e do ambiental de maneira responsável e consciente, chegando ao ponto do consumidor recriminar empresas que não se mostram comprometidas com a causa, em pró daquelas sócio-ambientalmente responsáveis. 

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