Para que possamos compreender a importância
do desenvolvimento de produtos social e ambientalmente responsáveis é necessário
esclarecer o conceito das palavras "Sustentável"
e "Socio-ambiental".
Sustentável,
segundo o dicionário Silveira Bueno significa "aquele que pode
sustentar-se, manter-se, equilibrar-se, alimentar-se, nutrir-se,
conservar-se". Indo ao encontro deste conceito, durante discussões,
concluímos que sustentável se refere, no âmbito da disciplina, a um sistema,
que pode ser entendido como todo o ciclo de desenvolvimento, produção, uso,
descarte e reaproveitamento de um objeto. O processo de um ciclo sustentável é
intimamente ligado ao impacto por ele causado, tanto no ambiente, como na vida
das pessoas envolvidas em sua produção. São pontos relevantes deste sistema o
ambiente - enquanto meio em que vivemos -, a economia - enquanto desenvolvimento
criativo, financeiro e pessoal -, a equidade entre as diversas partes deste
processo e a educação, que se mostra cada vez mais indispensável à disseminação
desta nova forma de se pensar e conceber produtos.
O
sustentável é aquele processo que se conserva justo por não prejudicar nenhuma
de suas partes componentes, que no caso, são a sociedade e o meio-ambiente. Hipoteticamente,
um produto sustentável seria aquele feito de matéria prima infindável - como o
lixo - com uma produção limpa e um retorno econômico justo ao produtor, e que,
no fim da sua vida útil, retornasse ao seu estado inicial, permitindo a
continuidade do processo.
O conceito "Socio-ambiental", segundo as fontes pesquisadas, sugere atenção a atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente e à
sociedade. Surgido após as primeiras conferências sobre gerenciamento
ambiental, a palavra passou a ser usada quando várias empresas começaram a se
preocupar com o impacto por elas causado ao meio-ambiente e à sociedade. Após a
inclusão dessa discussão no circuito empresarial, foram fundamentados
parâmetros para se alterar as decisões e estratégias das empresas:- Bom relacionamento com a comunidade;
- Bom relacionamento com os organismos ambientais;
- Estabelecimento de uma política ambiental;
- Eficiente sistema de gestão ambiental;
- Uso de tecnologia limpa;
- Elevados investimentos em proteção ambiental;
- Definição de um compromisso ambiental;
- Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;
- A questão ambiental como valor do negócio;
- Atuação ambiental com base na agenda 21 local;
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios vizinhos.
O
termo passou a ser fortemente difundido no âmbito empresarial, o que o tornou
amplamente conhecido também pela sociedade. Devido a essa propagação do
conceito, criou-se a cultura de promover a integração do social e do ambiental
de maneira responsável e consciente, chegando ao ponto do consumidor recriminar
empresas que não se mostram comprometidas com a causa, em pró daquelas
sócio-ambientalmente responsáveis.
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