segunda-feira, 7 de maio de 2012

tendências e materiais



           
               Durante as pesquisas de imagens, pôde-se também verificar duas tendências predominantes: a primeira é transformar os materiais descartados em vasinhos de plantas, cachepôs e espaço para horta - como vemos no painel acima nas imagens marcadas com a bolinha verde. O contraste entre a leveza das plantas e o peso dos materiais cria um aspecto inusitado, que chama atenção do observador. Esses "produtos" são mais improvisados, e não tem alto valor agregado, apesar de compor ambientes bastante interessantes quando inseridos no contexto informal e descontraído.

               A outra tendência que se percebe é a de quebrar o paradigma de que produtos feitos de materiais reciclados tem obrigatoriamente que ter aparência artesanal e barata. As imagens marcadas com a bolinha ocre no quadro acima tem como base materiais reciclados como latinhas, pneus, copos e garrafas plásticos, anéis de latas, cds e rolhas de cortiça. Em todas as fotos os resíduos recicláveis foram revestidos e montados de maneira a mudar a percepção de valor da peça. Para isso foram usados materiais com aparência refinada, que são facilmente associados a produtos mais caros, e que nos dão a percepção de qualidade e valor.

              Para o presente projeto, a tendência mais interessante a ser seguida é a segunda, uma vez que se busca também aprimorar a técnica de uma comunidade de catadores de resíduos recicláveis, além de aumentar sua renda, tornando o trabalho de catação e reciclagem bom para nós, mas principalmente, bom para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário